Centro Histórico

Velho refúgio de piratas e corsários desde o século XVI, Paraty chegou a ser o segundo maior porto do país, mas viveu os últimos dois séculos isolada do mundo por falta de estradas e graças a isso a maioria de suas construções escapou intacta até o tombamento como Monumento Histórico Nacional em 1966.

Hoje a rodovia federal Rio-Santos passa a 600 metros do centro da cidade e quem preferir pode até chegar de ônibus: Rodoviária central, bom serviço de táxis, tudo é perto e todos podem andar a pé.

Automóvel não entra no Centro Histórico, as carruagens, e assim protege-se para os próximos séculos o maior conjunto de construções agrupadas dos séculos XVII e XVIII no mundo ocidental.

A Pousada do Cais fica ao lado da mais antiga igreja da cidade, a igreja de Santa Rita, construída em 1722, hoje um Museu de Arte Sacra muito visitado por turistas de todo mundo.

A Pousada do Cais Paraty - Igreja de Nossa Senhora dos Remédios A Pousada do Cais Paraty - Igreja de Nossa Senhora do Rosário A Pousada do Cais Paraty - Igreja de Santa Rita
Outras igrejas centenárias também entraram para a história da Cidade. A maior e mais importante é a igreja de N.S. dos Remédios, também conhecida como Igreja Matriz, terminada em 1873 e localizada numa praça cheia de velhas árvores e grandes espaços onde sempre acontecem as mais animadas festas da cidade.

Outra igreja famosa é a de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, inaugurada em 1725, a segunda mais antiga de Paraty e muito freqüentada por seus escravos no passado. A festa de seu padroeiro acontece em Novembro.

Os turistas que passeiam por suas ruas até altas horas da noite notam que os casarões estão sendo restaurados desde os anos 70 por seus proprietários com um cuidado cada vez maior, diante da valorização que tiveram esses imóveis nos últimos 40 anos.

Qualquer manutenção ou reforma, por mínima que seja, é cuidadosamente fiscalizada pelo Patrimônio Histórico, garantindo ao turista brasileiro e internacional um cenário que é uma verdadeira viagem no tempo.

Início